• domingo, 26 de maio de 2019

    Administração Cientifica aplicada no McDonald's

    A administração científica é uma teoria de gestão, estudada e desenvolvida por Frederick W. Taylor, que analisa e conduz o fluxo de trabalho. Seu principal objetivo era melhorar o retorno econômico, especialmente na produtividade do trabalho.

    Taylor foi um dos primeiros cientistas de eficiência moderna em engenharia mecânica no mundo. No início dos anos 1900, ele formalizou os princípios da administração científica e desenvolveu um conjunto de conceitos destinados aos empregados nas indústrias de manufatura para produzir mais produção através da eficiência.

    O conjunto de idéias de Taylor consiste em seguir um método de "uma melhor maneira" de realizar tarefas, contratar, treinar e desenvolver cientificamente cada funcionário, implementar uma mentalidade baseada em trabalho por recompensa e dividir a carga de trabalho entre a gerência e os trabalhadores de maneira igual e justa. Mesmo seus estudos tendo sido desenvolvidos há quase um século, a Administração Científica ainda tem um impacto grande e importante em vários setores, e o McDonald's não é exceção.

    Administração científica aplicada no mcdonald's


    Existem inúmeras evidências para mostrar que as operações comerciais do McDonald's consistem nos princípios da Administração Científica, quais sejam: um sistema que recompensa os funcionários por atingirem as metas objetivas, a educação científica aplicada em seus funcionários e seguindo um método uniforme de alcançar cada trabalho.

    Taylor afirmou que, se os trabalhadores não recebem incentivos apesar de se esforçarem mais, isso irá resultar em trabalhadores desencorajados que tenham baixa produtividade. O McDonald’s usa um salário competitivo e programas de promoção onde o trabalho duro é reconhecido e recompensado.

    As recompensas vem em muitas formas - de um simples "Bom trabalho!", dos gerentes ou de uma forma mais amplamente conhecida, como o "Funcionário do Mês". O segundo princípio que o McDonald's usa é o treinamento especializado de equipes.

    Em 1961, o McDonald's foi ainda mais longe e construiu uma Universidade de Hambúrguer, localizada em uma instalação moderna de cerca de 40.000 metros quadrados no McDonald's Home Office Campus, em Oak Brook, com uma faculdade de 30 professores residentes onde o treinamento gerencial, desenvolvimento de operações, práticas de familiaridade com equipamentos e cursos de habilidades interpessoais são oferecidos aos trabalhadores.

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    Por fim, o McDonald's desenvolveu um método uniforme para cada trabalhador realizar seu trabalho individual. Trata-se de uma sequência de procedimentos de trabalho detalhados e precisos que garante que os alimentos que eles enviam aos seus clientes tenham o mesmo alto nível de qualidade em cada cadeia ou franquia.

    Por exemplo, o layout de equipamentos e máquinas é medido e calculado para melhor maximizar a eficiência e são muito semelhantes em todas as saídas. No entanto, a demonstração mais distinta de usar um método padrão é definitivamente na linha de produção de alimentos.

    Os ingredientes que compõem um hambúrguer são estrategicamente colocados para os trabalhadores, a fim de reduzir o tempo extra para o excesso de movimento. A prática não se limita apenas à produção de bens, mas também é aplicada na linha de serviço. O McDonald's obriga os trabalhadores a seguir um roteiro rígido quando estão falando com um cliente ou oferecendo seu serviço a eles.

    A aplicação da Gestão Científica em todos os aspectos das operações de restaurantes tem sido, definitivamente, um dos principais fatores subjacentes ao sucesso generalizado do McDonald's. Isso prova que, embora os estudos de Taylor tenham começado há mais de cem anos, ainda não atingiu sua data de expiração.

    Artigo original: Scientific Management Of Mcdonald's

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