• quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

    Administração (Guia do Estudante)

    Foto: UFERSA

    Bacharelado

    É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos.

    Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios.

    Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fl uxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da empresa.

    O administrador trabalha nos mais diversos setores - de hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet.

    O mercado de trabalho

    O bacharelado em Administração é o curso com maior número de matrículas no Ensino Superior. Foram mais de 860 mil em 2008, segundo o Censo de Educação Superior mais recente. Dos mais de 300 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Administração, quase 80 mil estão em São Paulo.

    Por isso, embora o campo de trabalho seja amplo - cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas, o setor é muito competitivo, em especial no eixo Rio-São Paulo. Além de disputarem vagas entre si, os formados deparam com a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA em Administração, Gestão ou Negócios.

    Mesmo assim, o administrador é procurado por todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e de praticamente todas as áreas. O setor de serviços é o que mais oferece oportunidades de trabalho, nas consultorias, nas empresas da área de turismo e lazer e nas instituições de ensino e educação.

    O bacharel pode encontrar trabalho em empresas de eventos e turismo de negócios, a maioria em São Paulo e Rio de Janeiro. Nas organizações de forma geral, os setores que mais requisitam o administrador são os de administração geral, recursos humanos, finanças, logística e vendas. Na Região Centro- Oeste, os principais empregadores estão no agronegócio, em Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

    As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor público tem vagas em todo o país. "Atualmente, as áreas de responsabilidade social e ambiental estão em alta, e o administrador que tiver conhecimento no assunto tem mais chance de colocação para atuar em governança corporativa", diz Joyce Ajuz, coordenadora do curso de Administração da ESPM-RJ.

    Salário inicial:R$ 3.315,00 (fonte: Conselho Federal de Administração).

    Saiba mais>>

    4 comentários:

    1. interessante a postagem...conhecendo mas uma area de trabalho...

      ResponderExcluir
    2. o mercado de trabalho em administração é muito amplo, as vezes me arrependo de não ter feito facul em administração...
      se quiser, acesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Excelente conteúdo.
      Apesar de ser formado em Matemática, gosto da administração.

      Se curtir o meu blog pode seguir tbm.
      Abs
      http://blinkshotblog.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. Conteúdo de qualidade. Sei que voce está começando agora por isso vou te dar uma dicas:
      Enxugue o conteúdo, pois os internautas não gostam de textos longos. Boa Sorte e sucesso com seu blog. Eu dei umas clicadas nos anuncios seus, dá umas clicadas nos meus. Rsrs.
      Comente e cole seu link no meu blog, para divulgar. Meu blog: http://ecologiaemeioambiente.blogspot.com/

      ResponderExcluir