Deming defendeu o uso do PDCA como um loop de feedback contínuo para analisar, medir e identificar as fontes de variações de necessidades dos clientes e tomar ações corretivas.
A aplicação de PDCA como uma ferramenta para implementar a Gestão da Qualidade Total e Six Sigma fez se tornou fundamental para o princípio de gestão da qualidade. PDCA é uma abordagem para a Gestão da Qualidade Total, e a base sobre a qual se sustenta o modelo DMAIC do Seis Sigma. O ciclo PDCA fornece um mecanismo de feedback para a melhoria contínua da qualidade.
PDCA na gestão da qualidade ajuda a atingir o sucesso nas atividades sequenciais da empresa.
Como aplicar o ciclo PDCA na gestão da qualidade
Plan (Planejar)
A fase do "P" do PDCA de gestão de qualidade abrange:
- definir o problema ou questão que requer reparação
- definir a situação ideal ou desejada
- coletar dados para determinar o problema em termos de desvio do estado ideal
- determinar a causa raiz do problema ou questão
- avaliar as diversas intervenções possíveis para resolver o problema e os possíveis resultados
- selecionar a melhor intervenção possível
- agendar o processo corretivo através do planejamento de recursos,
- determinar as pessoas responsáveis pela ação corretiva
- mapear o processo corretivo através de fluxogramas, gráficos de controle e outras ferramentas
Do (Fazer)
A fase "D" (Do) do PDCA diz respeito à implementação da solução selecionada para reduzir o desvio ou resolver o problema. A implementação da solução selecionada é inicialmente em pequena escala, para verificar a sua eficácia.
Resultando na implementação bem sucedida, o ciclo é implementado de forma integral. Esta fase abrange também treinar os funcionários para a intervenção na qualidade adotada.
Check (Verificar ou Checar)
Nos esquemas tradicionais de gestão da qualidade, o "Check" do PDCA se tornou sinônimo de inspeção de qualidade. A metodologia implica na definição de normas de fabricação, como limite superior de especificação (LSE) e limite inferior de especificação (LIE) e, em seguida, comparação das especificações do produto contra tais normas. A inspeção seria eliminar produtos inaceitáveis.
Deming substituiu o estágio de "Check" pelo estágio de "Estudo", que pressupõe a utilização de ferramentas estatísticas para entender a natureza da variação no resultado do processo em termos do que funcionou, o que não funcionou, e as lições aprendidas com a experiência.
Act (Agir)
A fase de "Act" no PDCA de gestão da qualidade implica em:
- padronizar a solução bem sucedida e adotá-la para a melhoria do processo geral
- envolver outras partes interessadas, tais como outros departamentos, fornecedores e clientes no processo de mudança
- criar salvaguardas para verificar falhas na fase anterior
- explorar oportunidades para novas melhorias
Diferentes abordagens para PDCA para Gestão da Qualidade
Embora a estrutura básica de PDCA permaneça constante, a aplicação do ciclo para melhorar a qualidade assume várias abordagens. As duas principais são: Abordagem de Controle Estatístico de Edwards Deming e a Engenharia Robusta de Genichi Taguchi.
Edward Deming aplicou o PDCA para reduzir a variabilidade excessiva em processos e produtos, utilizando ferramentas estatísticas. Taguchi tentou evitar a variabilidade alvejando-as na fase de planejamento, usando soluções de engenharia robustas para alcançar o desempenho desejado.
Seja qual for a abordagem, o modelo PDCA ajuda na gestão da qualidade numa base diária. Ele mantém o processo sob controle, impede a não-conformidade e incentiva o desenvolvimento de mudanças inovadoras e revolucionárias para garantir a qualidade e melhoria de desempenho.
A abordagem PDCA para Gestão da Qualidade é uma abordagem contínua. O aumento da qualidade conduz a um aumento das expectativas dos clientes, que por sua vez impulsiona ainda mais produtos e melhoria de processos.
Referências:
Deming, W. Edwards (1986). Out of the Crisis. MIT Centro de Estudos de Engenharia Avançada. ISBN 0-911379-01-0.
American Society for Quality. Plan-Do-Check-Act Ciclo
Mindtools.com. Plan-Do-Check-Act (PDCA).
Fonte: PDCA For Quality Management
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