• quinta-feira, 22 de outubro de 2015

    Ferramentas de Gestão: O Ciclo PDCA Na Gestão Da Qualidade?

    PDCA é uma das metodologias de melhoria de processos mais populares e, saber como aplicar o ciclo PDCA na gestão da qualidade é importante pois o PDCA facilita a implementação de sistemas de qualidade e o controle estatístico do qual depende a qualidade. O modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act) foi introduzido pela primeira vez por Walter Shewhart em 1929 e popularizado por W. Edwards Deming na década de 1950 como "um diagrama de fluxo para a aprendizagem e para a melhoria de um produto ou de um processo".

    Ciclo de PDCA na Gestão da Qualidade

    Deming defendeu o uso do PDCA como um loop de feedback contínuo para analisar, medir e identificar as fontes de variações de necessidades dos clientes e tomar ações corretivas.



    A aplicação de PDCA como uma ferramenta para implementar a Gestão da Qualidade Total e Six Sigma fez se tornou fundamental para o princípio de gestão da qualidade. PDCA é uma abordagem para a Gestão da Qualidade Total, e a base sobre a qual se sustenta o modelo DMAIC do Seis Sigma. O ciclo PDCA fornece um mecanismo de feedback para a melhoria contínua da qualidade.

    PDCA na gestão da qualidade ajuda a atingir o sucesso nas atividades sequenciais da empresa.

    Como aplicar o ciclo PDCA na gestão da qualidade



    Plan (Planejar)

    A fase do "P" do PDCA de gestão de qualidade abrange:

    - definir o problema ou questão que requer reparação
    - definir a situação ideal ou desejada
    - coletar dados para determinar o problema em termos de desvio do estado ideal
    - determinar a causa raiz do problema ou questão
    - avaliar as diversas intervenções possíveis para resolver o problema e os  possíveis resultados
    - selecionar a melhor intervenção possível
    - agendar o processo corretivo através do planejamento de recursos,
    - determinar as pessoas responsáveis ​​pela ação corretiva
    - mapear o processo corretivo através de fluxogramas, gráficos de controle e outras ferramentas


    Do (Fazer)

    A fase "D" (Do) do PDCA diz respeito à implementação da solução selecionada para reduzir o desvio ou resolver o problema. A implementação da solução selecionada é inicialmente em pequena escala, para verificar a sua eficácia.

    Resultando na implementação bem sucedida, o ciclo é implementado de forma integral. Esta fase abrange também treinar os funcionários para a intervenção na qualidade adotada.


    Check (Verificar ou Checar)

    Nos esquemas tradicionais de gestão da qualidade, o "Check" do PDCA se tornou sinônimo de inspeção de qualidade. A metodologia implica na definição de normas de fabricação, como limite superior de especificação (LSE) e limite inferior de especificação (LIE) e, em seguida, comparação das especificações do produto contra tais normas. A inspeção seria eliminar produtos inaceitáveis.

    Deming substituiu o estágio de "Check" pelo estágio de "Estudo", que pressupõe a utilização de ferramentas estatísticas para entender a natureza da variação no resultado do processo em termos do que funcionou, o que não funcionou, e as lições aprendidas com a experiência.


    Act (Agir)

    A fase de "Act" no PDCA de gestão da qualidade implica em:

    - padronizar a solução bem sucedida e adotá-la para a melhoria do processo geral
    - envolver outras partes interessadas, tais como outros departamentos, fornecedores e clientes no     processo de mudança
    - criar salvaguardas para verificar falhas na fase anterior
    - explorar oportunidades para novas melhorias


    Diferentes abordagens para PDCA para Gestão da Qualidade

    Embora a estrutura básica de PDCA permaneça constante, a aplicação do ciclo para melhorar a qualidade assume várias abordagens. As duas principais são: Abordagem de Controle Estatístico de Edwards Deming e a Engenharia Robusta de Genichi Taguchi.

    Edward Deming aplicou o PDCA para reduzir a variabilidade excessiva em processos e produtos, utilizando ferramentas estatísticas. Taguchi tentou evitar a variabilidade alvejando-as na fase de planejamento, usando soluções de engenharia robustas para alcançar o desempenho desejado.

    Seja qual for a abordagem, o modelo PDCA ajuda na gestão da qualidade numa base diária. Ele mantém o processo sob controle, impede a não-conformidade e incentiva o desenvolvimento de mudanças inovadoras e revolucionárias para garantir a qualidade e melhoria de desempenho.

    A abordagem PDCA para Gestão da Qualidade é uma abordagem contínua. O aumento da qualidade conduz a um aumento das expectativas dos clientes, que por sua vez impulsiona ainda mais produtos e melhoria de processos.


    Referências:

    Deming, W. Edwards (1986). Out of the Crisis. MIT Centro de Estudos de Engenharia Avançada. ISBN 0-911379-01-0.
    American Society for Quality. Plan-Do-Check-Act Ciclo
    Mindtools.com. Plan-Do-Check-Act (PDCA).

    Fonte: PDCA For Quality Management

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