• segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

    Série Ferramentas de Gestão - Balanced Scorecard (BSC)

     

    Um Balanced Scorecard define o que a administração entende por "desempenho" e mede se a gestão está alcançando os resultados desejados. O Balanced Scorecard traduz Missão e Visão em um conjunto abrangente de objetivos e medidas de desempenho que podem ser quantificados e avaliados. Estas medidas incluem tipicamente as seguintes categorias de desempenho:
    - O desempenho financeiro (receitas, lucro, retorno sobre o capital, fluxo de caixa);

    - Desempenho de valor ao cliente (fatia de mercado, medidas de satisfação do cliente, fidelização de clientes);

    - O desempenho do processo de negócio interno (índices de produtividade, medidas de qualidade, pontualidade);

    -  Desempenho Inovação (porcentagem da receita de novos produtos, sugestões de funcionários, taxa do índice de melhoria);

    -  Desempenho do empregado (a moral, conhecimento, volume de negócios, uso de melhores práticas demonstradas);




    O que o Balanced Scorecard faz:

    - Articula a visão e a estratégia da empresa;

    - Identifica as categorias de desempenho que melhor se ligam à visão e à estratégia da empresa para seus resultados (por exemplo, o desempenho financeiro, operações, inovação, desempenho do colaborador);

    - Estabelece objetivos que suportam a visão e a estratégia da empresa;

    - Desenvolver medidas eficazes e padrões significativos, estabelecendo ambos os marcos de curto prazo e metas de longo prazo;

    - Certifica-se da aceitação interna das medidas;

    - Cria orçamento adequado, monitoramento, comunicação e sistemas de recompensa;

    - Coleta e analisa dados de desempenho e compara os resultados reais com o desempenho desejado;

    - Toma medidas para fechar brechas desfavoráveis.



    As empresas usam o Balanced Scorecard para:

    - Esclarecer ou atualizar a estratégia de um negócio;

    - Vincular os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais;

    - Acompanhar os elementos-chave da estratégia de negócio;

    - Incorporar objetivos estratégicos nos processos de alocação de recursos;

    - Facilitar a mudança organizacional;

    - Comparar o desempenho geográfico das diversas unidades de negócios;

    - Aumentar a compreensão interna da visão e estratégia corporativa.



    Saiba Mais: Infoescola
    Fonte: Bain

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