• Apreendedorismo

    Aqui você acompanhará alguns "causos" interessantes que circulam ou deveriam circular pelas empresas, relativos a planejamento, empreendedorismo, motivação, integração, enfim, tudo o que uma organização precisa para obter sustentabilidade.Talvez você já conheça alguns, mas é sempre bom relembrar.

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    Usando a estratégia

    Um homem de idade vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:

    "Querido Filho, Estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e esta é a época do plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui,eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois estás na prisão.Com amor, Papai."

    Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

    "PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"
    As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta do filho para ele: "Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento."

    ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR... E PARA PROFISSIONAIS COMPETENTES.
    Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis. Assim,é importante repensar nas pequenas coisas que muitas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas carreiras.

    "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."

    Autor Desconhecido

    Contribuição: Marcos Souza (VoxStorm - Ibiporã - PR)


    Foto:http://www.brasilautogestionario.org

    A fábula do Rato

    Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.
    Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.

    Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
    - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!
    A galinha disse:
    - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor,
    mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

    O rato foi até o porco e disse:
    - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !
    - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.

    O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:
    - O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !
    Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.

    A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.
    No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.

    Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

    Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
    A mulher não melhorou e acabou morrendo.
    Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

    “Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.”

    Contribuição: Marcos Souza (VoxStorm - Ibiporã - PR)

    Foto: http://entendendoelas.blogspot.com

    O Cego Na Calçada

    Era uma vez um cego sentado na calçada. Essa calçada não era uma calçada qualquer. Era em Paris!

    Aos pés dele havia um boné vazio e uma tabuleta onde estava escrito:
    "Por favor, ajude-me, sou cego".

    Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio.

    Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
    Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola.

    Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas.
    O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem re-escreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali.

    O publicitário respondeu:
    "nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras".

    Sorriu e continuou seu caminho.

    O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:
    "É primavera em Paris, mas eu não posso vê-la".
    E essa frase tocou a alma dos que por ali passavam...

    Moral da história:

    Mudar a estratégia quando nada nos acontece pode trazer novas perspectivas.

    É preciso saber qual é a forma certa de nos comunicarmos...
    Em vez de simplesmente falar, que tal escolher a melhor mensagem?
    E se possível, aquela que vai tocar ao coração.

    Contribuição: Marcos Souza (VoxStorm - Ibiporã - PR)



    Um desempregado

    Um desempregado pede um emprego de desintupidor de sanitários na Microsoft.O diretor de recursos humanos convoca-o para uma entrevista e uma prova prática (com um desentupidor ultra moderno).

    No fim das provas diz-lhe: estás contratado, dá-me o teu e-mail e mandar-te-ei o formulário para preencheres, bem como a data e a hora a que terás de te apresentar para trabalhar.

    O homem, desesperado, responde que não tem computador, e portanto não tem e-mail.O DRH diz-lhe então que lamenta muito, mas se não tem e-mail, isso significa que virtualmente não existe e como não existe, não pode conseguir o emprego.

    O homem sai, desesperado, sem saber o que fazer, com apenas 12 dólares no bolso. Decide então ir ao supermercado e comprar uma caixa de 10 kgs de morangos.

    Vendeu os morangos ao quilo, de porta em porta e em menos de duas horas conseguiu duplicar o seu capital.Repetiu mais três vezes a operação e regressou para casa com 60 dólares.

    Deu-se então conta que poderia sobreviver desta maneira. Passou a sair de casa mais cedo e a regressar mais tarde e assim triplicou ou quadruplicou o seu dinheiro diariamente.

    Pouco tempo depois, comprou um carrinho que depois trocou por um caminhão e mais tarde viu-se dono de uma pequena frota de veículos de entrega de mercadorias.

    Cinco anos depois...

    O homem é proprietário agora de uma das maiores redes de distribuição alimentar dos Estados Unidos. Pensa então no futuro da sua família, e decide fazer um seguro de vida. Chama um mediador, escolhe um plano de seguro e quando termina a conversa, o mediador pede-lhe o e-mail para lhe enviar a proposta.

    O homem diz-lhe que não tem e-mail. Mas o senhor é uma raridade diz o mediador. Não tem e-mail e conseguiu construir este império! Imagine só o que poderia ser se tivesse um e-mail.

    O homem reflete e responde: Seria desentupidor de sanitários na Microsoft.

    Moral 1 da história:

    A internet não soluciona a tua vida.

    Moral 2 da história:

    Se não tens um e-mail mas trabalhas muito, podes vir a ser milionário.

    Moral 3 da história:

    Se algum dia receber uma mensagem desta via e-mail, estás mais perto de ser desentupidor de sanitários do que milionário.

    Não pense em mandar email, vá vender morangos.


    É amigos, às vezes precisamos nadar contra a maré...


    Contribuição: Marcos Souza (VoxStorm - Ibiporã - PR)



    Marketing ou lenda

    Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado.E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes jardins.

    Um dia, um Executivo de Marketing de uma grande empresa americana contratou um desses jardineiros.

    Chegando a sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade. Claro que o executivo ficou surpreso.Quando o garoto terminou o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone.

    O executivo encantado com a educação do garoto, prontamente atendeu ao pedido e muito curioso com a atitude do garoto, não pôde deixar de escutar a conversa.

    O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:

    - A senhora está precisando de um jardineiro?
    - Não. Eu já tenho um - respondeu a senhora.

    - Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.
    - Isso o meu jardineiro também faz.

    - Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço, disse o garoto.
    - Mas isso o meu jardineiro também faz.

    - Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.
    - O meu jardineiro também me atende prontamente.

    - O meu preço é um dos melhores.
    - Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.

    Quando o garoto desligou o telefone, o executivo lhe perguntou:

    - Você perdeu um cliente?
    - Não, respondeu o garoto. Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava medindo o quanto ela estava satisfeita com o meu serviço.

    Esta mensagem é para você que tem metas a cumprir e precisa de muita determinação, paciência e tolerância para que seus objetivos sejam alcançados.

    Só você pode fazer com que suas atitudes possam ser o Marketing da sua vida e não apenas uma Lenda do Marketing.

    Pense nisso...

    Contribuição: Marcos Souza (VoxStorm - Ibiporã - PR)

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