• domingo, 29 de dezembro de 2013

    Você é um Líder? Ou (somente) um "Chefe"?

    Vou tentar aqui uma dicotomia que poderia parecer empurrado, ou mesmo redundante, porque as pessoas geralmente consideram que ser um chefe significa liderar. Mas há mais e mais empresários compreendendo que as duas posições são muito diferentes na prática (não apenas como mentalidade, mas também como o tipo de ação e de posicionamento em relação aos outros), e os resultados são uma consequência lógica desta abordagem.

    Qual é a diferença essencial entre um chefe e um líder?

    O primeiro é uma posição oficial , imposta aos empregados através de uma hierarquia pré-estabelecida, o segundo é moral, tacitamente oferecido a alguém que é percebido como o proprietário de algumas qualidades morais superiores, que são indispensáveis ​​para a sua companhia. O primeiro deles é visível, tangível e humanamente lisonjeiro, mas, pela mesma razão, ilusório, porque é temporário, incidental e imposto por uma vontade que é exterior ao grupo ou organização que o nomeado tem de gerir.

    O segundo não é visível, não simbolizado através de uma cadeira especial ou alguns sinais exteriores, mas não é incidental, porque ele é livremente aceito por nosso próprio julgamento sobre algumas habilidades pessoais de propriedade de uma pessoa que consideramos superior a nós, é um que conquistou, e não recebeu como um presente (de um chefe subjetivo).

    O líder é uma pessoa forte por si mesmo e não pela autoridade de sua posição. E por último, mas não menos importante, o líder está olhando para baixo e para os lados quando está planejando seus objetivos e ações, mas um chefe está olhando para cima, para receber alguma inspiração divina, est convencido de que ele tem que agradar a pessoa que o trouxe nesta posição.


    Assim , as qualidades positivas de um verdadeiro líder em uma posição oficial irão elevá-lo, e as características negativas irão derrubar alguém que sempre quis ser um chefe e que não desenvolveu a sua personalidade, mas apenas tem procurado oportunidades.

    No contexto das relações informais, o líder é um guia livremente aceito, um instrutor moral que ganha a sua posição pelo respeito conquistado sobre aqueles que o rodeiam Esta é a característica que dá sustentabilidade a um líder.

    Mesmo que um chefe goze de autoridade oficial, ele irá falhar se não impuser essa autoridade com ética, moral e se não obtiver o respeito daqueles que lidera. Não importa o quão impressionante seja a posição que possui, o final será o mesmo.

    Qualquer equipe, grupo, organização ou comunidade aceitaria livremente ser dirigida por um líder, e a confiança daqueles que o seguem vem do respeito que eles têm em relação a ele. Podemos dizer assim: um líder não precisa de uma hierarquia organizacional para se impor, mas ele conta com a autoridade que resulta de seus princípios morais, que as pessoas ao seu redor percebem como uma luz guia .

    O oposto, um chefe tenta impor-se sendo inflexível e, possivelmente, através de medidas coercivas. A conseqüência é que a sua posição é frágil, e os resultados estão de acordo com as potencialidades dos recursos humanos à sua disposição.

    A partir das características específicas de cada um dos cargos mencionados vem as diferenças de estilo de liderança: o chefe tem medo de delegar responsabilidades, sentindo que as coisas dele sem o olhar atento não podem acontecer. O oposto, o líder age com confiança e delega responsabilidades.

    Enquanto o primeiro se encontra como num cativeiro e mergulha em mais e mais detalhes, o segundo tem o tempo e a disponibilidade necessários para envolver-se em novas atividades - como conseqüência, a organização que ele lidera vai continuar a se desenvolver.

    Mais do que isso, delegando responsabilidades e com acompanhamento cuidadoso (a fim de ter certeza de que esse tipo de ação se propaga até os níveis mais baixos), o líder estimula e reforça a base da organizaçõe. Sem o apoio de uma base forte, nenhum líder tem o poder necessário para cumprir os projetos que propôs, não importa o quão habilidoso ele seja.

    Por último, mas não menos importante, mostrando confiança para com aqueles que ele lidera, o líder estará realizando algumas coisas essenciais:

    1 . mobilização através da estimulação;

    2 . reforço do sentimento de pertencer, o que levaria, eventualmente, a mais lealdade e que significa mais estabilidade e continuidade dentro da organização;

    3 . mais responsabilidade, o que contribui para o sentimento de solidariedade, e isso, nas equipes, representa a fundação de uma organização forte .


    A transformação e o progresso de um grupo é a prerrogativa do líder, não do chefe.
    Qual deles você gostaria de ser?


    Fonte: Laura Ciuhu

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário