• terça-feira, 17 de abril de 2018

    Vantagens e Desvantagens da Gestão Participativa

    Depois de ler muitas coisas sobre gestão participativa e sua implementação, inúmeras perguntas surgem na mente do leitor. É realmente benéfica? Quais são as vantagens e desvantagens da Gestão Participativa? Quais são os desafios envolvidos na implementação? Que efeito isso tem sobre o ROI, depois de toda mudança ter um custo! Estas e muitas outras, com certeza. Continue lendo para obter suas respostas.

    Vantagens da gestão participativa


    Sem dúvida, a abordagem participativa da administração aumenta a participação ou a propriedade dos funcionários. Mas há mais do que isso. Os seguintes pontos a elucidam:

     - Aumento da produtividade 

    Um aumento de voz nas decisões significa que há um forte sentimento de associação agora - o empregado agora assume a responsabilidade. Há menos novidades ou delegação ou supervisão do gerente.

    Horário de trabalho pode ser esticado por conta própria, sem qualquer compulsão ou força da gestão. Tudo isso leva ao aumento da produtividade.

    Vantagens e desvantagens da Gestão Participativa


     - Satisfação no trabalho

    Em organizações que empregam a gestão participativa, a maioria dos funcionários está satisfeita com seus trabalhos e o nível de satisfação é muito alto. Isto ocorre, principalmente, quando as pessoas veem suas sugestões e recomendações sendo implementadas ou colocadas em prática.

    Psicologicamente, isso diz ao empregado individual que "ele também tem voz na tomada de decisões e que ele também é um componente integral da organização e não um mero trabalhador".

     - Motivação

    Maior produtividade e satisfação no trabalho não podem existir a menos que haja um alto nível de motivação no funcionário. A recíproca é verdadeira! A tomada de decisão descentralizada significa que todos têm voz e todos são importantes.

     - Qualidade aprimorada

    Como as entradas ou comentários vem de pessoas que fazem parte dos processos no nível mais baixo ou de execução. Isso significa que até os mínimos detalhes são atendidos e relatados. Nenhuma falha ou lacuna deixa de ser relatada. O controle de qualidade é assim iniciado e é assegurado no nível mais baixo.

     - Custos Reduzidos

    Há uma menor necessidade de supervisão e mais ênfase é dada à ampliação das habilidades, autogestão. Isso e controle de qualidade significa que os custos são controlados automaticamente.

    Desvantagens da gestão participativa


    Há um outro lado para tudo; gestão participativa não é uma exceção. Considerando que este estilo de liderança ou tomada de decisão leva a uma melhor participação de todos os funcionários, existem, sem dúvida, algumas desvantagens também.

     - A tomada de decisão desacelera

    A gestão participativa significa maior participação e, quando há muitas pessoas envolvidas na tomada de decisões, o processo definitivamente desacelera. Entradas e feedback começam a derramar de cada lado. Leva tempo para verificar a precisão das medições, o que significa que a tomada de decisões será retardada.

     - Questão de segurança

    A questão da segurança na gestão participativa também decorre do fato de que desde os primeiros estágios muitas pessoas são conhecidas por muitos fatos e informações. Essas informações podem se transformar em informações críticas nos últimos estágios. Há, portanto, uma maior apreensão de informações sendo vazadas.

    As vantagens parecem superar as desvantagens. Isto, no entanto, não é garantia de que se deve adotá-la cegamente para sua organização. As organizações são diferentes e, consequentemente, a cultura, os recursos humanos. É necessária uma compreensão profunda de ambos para determinar um estilo de tomada de decisão e adotá-lo.


    Fonte: https://www.managementstudyguide.com/participative-management-advantages-disadvantages.htm

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