• quarta-feira, 18 de agosto de 2010

    Qual a responsabilidade do profissional de administração, quando falamos em meio ambiente?

    Por Renato Lima


    No decorrer da existência, as organizações, constantemente, se deparam com situações inesperadas, que acabam por condicionar suas ações no que diz respeito ao ambiente externo. Neste contexto, uma das questões que interferem significativamente em sua relação com a sociedade, atualmente, são os aspectos ambientais e seus possíveis impactos.


    No livro “Sistema de Gestão Ambiental, manual prático para implementação de SGA e certificação ISO 14001”, Assumpção apresenta alguns questionamentos quanto à necessidade ou não da implantação de um SGA.


    Segundo o autor, são motivos favoráveis: a definição e exigência de clientes; o interesse em conquistar ou ampliar mercado; interesse em demonstrar bons resultados ambientais para a população, clientes, vizinhos, etc. Por outro lado o administrador deve verificar se realmente a organização está precisando melhorar sua performance ambiental ou se os objetivos da organização envolvem objetivos ambientais.


    Seja qual for a estratégia do administrador para fazer frente a este tema, é necessário que lhe dê a devida importância, afinal, a imagem da organização estará sempre vinculada aos aspectos ou impactos para com a sociedade e o meio ambiente.


    Uma vez que a empresa se encontra em um sistema complexo, sua apresentação deve ser a mais positiva possível, não somente pela dependência com relação a fornecedores, clientes e ambiente social externos e internos, mas também, pela influência que pode exercer sobre as demais organizações, promovendo melhorias a todos.


    Portanto, cabe ao administrador, enxergar o meio ambiente como condicionante para o desenvolvimento social e para a própria evolução da organização que dirige, traduzindo seus atos em lições para serem seguidas e fixando sua marca nos parâmetros da verdadeira responsabilidade social e da ética, tão raras de se encontrar.


    Referência:


    ASSUMPÇÃO, Luiz Fernando Joly. Curitiba: Editora Juruá, 2004.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário