• segunda-feira, 10 de junho de 2013

    Série Ferramentas de Gestão: Análise SWOT

    Autor: Dr.Markus Hofrichter

    1. Introdução

    A ferramenta de análise SWOT é excelente para que se desenvolva e se entenda uma organização ou situação e o processo decisório de todos os tipos de situação nos negócios, nas organizações e no nível pessoal.

    Os cabeçalhos da análise SWOT fornecem uma boa estrutura para que se reveja a estratégia, o posicionamento e o rumo de uma empresa, produto, projeto ou pessoa (carreira).
    A realização de uma análise SWOT poderá ser bastante simples, no entanto, os pontos fortes residem em sua flexibilidade e experiente aplicação. Lembrem-se de que a coleta de dados representa apenas uma parte do quadro.


    Trata-se de uma ferramenta de planejamento que ajuda a entender os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças envolvendo um projeto ou uma empresa. Significa especificar o objetivo da empresa ou do projeto e identificar os fatores internos e externos que apoiam ou dificultam o alcance daquele objetivo. O SWOT é frequentemente usado como parte de um processo de planejamento estratégico.

    SWOT é a sigla em inglês para "Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades, Ameaças".
    Há várias maneiras de representar isso graficamente em uma matriz ou grade de análise. Nesta página, mostro diversas versões - use a que melhor se adaptar à sua aplicação e estilo preferido.

    Embora à primeira vista isso possa parecer um modelo simples e de fácil aplicação, posso dizer, por experiência própria, que realizar uma análise SWOT que seja ao mesmo tempo eficaz e significativa, requer tempo e recursos significativos. Isso não poderá ser feito eficazmente por uma só pessoa.

    Exige o esforço de uma equipe. A metodologia apresenta a vantagem de poder ser usada como uma ferramenta "rápida e rasteira", ou como ferramenta abrangente de gestão, sendo que uma conduzirá à outra. Essa flexibilidade é um dos fatores que tem contribuído para seu sucesso.

    A expressão "ANÁLISE SWOT" é, em si, uma expressão interessante. Muitos acreditam que o SWOT não é uma análise, mas o resumo de um conjunto de análises preliminares – mesmo que essas não tenham exigido mais do que 15 minutos de um mini-brainstorming entre você e seu computador.

    A análise, ou, mais corretamente, a interpretação, chega após ter sido produzido um resumo do SWOT.

    2. Antecedentes da ferramenta

    A origem da técnica de análise SWOT poderá ser creditada a Albert Humphrey, que conduziu um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados de diversas empresas de destaque.

    A meta era identificar por que os planejamentos corporativos tinham falhado. A pesquisa resultante identificou um certo número de áreas importantes, e a ferramenta utilizada para explorar cada uma das áreas críticas foi chamada de análise SOFT. Humphrey e a equipe original de pesquisadores usou as categorias "O que é bom no presente é Satisfatório, bom no futuro é uma Oportunidade; ruim no presente é uma Falha e ruim no futuro é uma Ameaça". Isto foi chamado de análise SOFT (na sigla em inglês). Em 1964, Urick e Orr, durante uma conferência, trocaram o F por W, e acabou ficando assim, soFt por sWot.

    Alguns pesquisadores fazem referência à publicação de 1965 "Política, texto e casos de negócios", de autoria de Learned, Christensen, Andrews e Guth (da Universidade de Harvard), na qual é usada uma estrutura que lembra bastante o SWOT, porém, essas palavras não são usadas e certamente a estrutura não é descrita de forma tão sucinta quanto a conhecemos atualmente. Nesse livro, os termos usados são: oportunidades, riscos, ambiente e problemas de outras indústrias.

    De fato, esses autores fazem referência à nota de um curso dado por K R Andrews, "um conceito de estratégia corporativa" para grande parte da estrutura de estratégia.
    Vista isoladamente, há quem diga que a análise SWOT não faz sentido. Ela funciona melhor se fizer parte de uma estratégia global ou em um dado contexto ou situação.
    Essa estratégia poderá ser tão simples quanto:
    • Meta ou objetivo
    • Análise SWOT
    • Avaliação ou medidas de estratégia de sucessos
    • Ação
    É às vezes denominada de modelo dos 4 As – Apontar, Avaliar, Ativar e Aplicar, onde:
    • Apontar – refere-se à meta ou objetivo
    • Avaliar – é a revisão da própria SWOT
    • Ativar – identificar os pontos fortes ou as medidas do sucesso e usá-los em seu benefício
    • Aplicar – adotar uma ação

    3. Como realizar uma análise SWOT

    Há várias maneiras de representar isso graficamente em uma matriz ou grade de análise. Nesta página, mostramos diversas versões - use a que melhor se adaptar à sua aplicação e estilo preferido.

    4. Modelo da Matriz SWOT

    Positivas
    Internas
    Negativas ou potencialmente negativas
    Pontos Fortes
    Pontos Fracos
    Oportunidades
    Ameaças
    Externas



    5. Uma Matriz Alternativa:

    Pontos Fortes
    Pontos Fracos
    Oportunidades

    Ofensivo -

    fazer o melhor uso destes

    Defensivo -

    examinar de perto os concorrentes
    Ameaças

    Ajustar -

    restaurar os pontos fortes
    Sobreviver -
    dar a volta


    6. Definição

    Um processo gera informações úteis para igualar as metas, programas e capacidades de uma organização ou grupo ao ambiente social em que esteja operando. Note que, em si, é apenas uma coleta de dados - a análise vem a seguir.

    Pontos Fortes

    Atributos positivos tangíveis e intangíveis, internos a uma organização.
    Estão sob o controle da organização.

    Pontos Fracos

    Fatores que estão sob o controle da organização, mas que prejudicam sua capacidade de atingir a meta.
    Que áreas da organização poderiam melhorar?

    Oportunidades

    Fatores atrativos externos que são a razão para que uma organização exista e
    se desenvolva.
    Que oportunidades existem no ambiente capazes de impulsionar a organização?
    Identificá-los por seus "prazos"

    Ameaças

    Fatores externos, fora do controle de uma organização, que poderiam colocar em risco a missão ou operação da organização.
    A organização poderá se beneficiar se dispuser de planos de contingência para abordá-los à medida que ocorrerem.
    Classificá-los pela "severidade" e "probabilidade de ocorrerem".
    • Meta ou objetivo
    • Análise SWOT
    • Avaliação ou medidas de estratégia de sucessos
    • Ação

    7. Aplicações

    A análise poderá ser usada em:
    • Sessões de oficina de ideias
    • Reuniões de brainstorming
    • Solução de problemas
    • Planejamento
    • Avaliação de produtos
    • Avaliação de concorrentes
    • Planejamento de Desenvolvimento Pessoal
    • Processo decisório (com análise da força de campo)
    8. Matriz de Supervisão

    POSITIVA/ ÚTIL
    para atingir a meta

    NEGATIVA/ PREJUDICIAL
    para atingir a meta

    Origem INTERNA
    fatos/ fatores da organização

    Pontos Fortes
    As coisas boas de hoje deverão ser mantidas, servir de base para que se construa sobre elas e usadas como alavanca

    Pontos Fracos
    As coisas más deverão ser corrigidas, mudadas ou interrompidas

    Origem EXTERNA
    fatos/ fatores do ambiente em que opera a organização

    Oportunidades
    As coisas boas para o futuro, deverão ser priorizadas, capturadas, servir de base para que se construa sobre elas e otimizadas

    Ameaças
    As coisas más para o futuro deverão constar dos planos para que sejam gerenciadas ou neutralizadas







    9. Objetivos de uma Análise SWOT
    • Revelar suas vantagens competitivas
    • Analisar suas perspectivas de venda, lucratividade e desenvolvimento de produtos
    • Preparar sua empresa para os problemas
    • Permitir o desenvolvimento de planos de contingência
    A análise SWOT é um processo para identificar onde você se acha forte e vulnerável -- onde deverá defender e atacar. O resultado do processo é um "plano de ação", ou "plano de atuação".
    A análise poderá ser realizada em um produto, um serviço, uma empresa e mesmo em um indivíduo.
    Se executado corretamente, o SWOT fornecerá uma FOTOGRAFIA AMPLIADA dos FATORES MAIS IMPORTANTES que influenciarão a SOBREVIVÊNCIA e a PROSPERIDADE, bem como um PLANO de ATUAÇÃO.

    10. Como realizar uma análise SWOT

    Não importa se você ou sua equipe estejam traçando planos futuros para produtos, trabalhos, pessoas específicas ou em qualquer outra área, o processo de análise SWOT será o mesmo.

    10.1 Etapa 1 – Coleta de informações – No aqui e agora…

    Preparar uma lista de todos os pontos fortes agora existentes. Seguir então com uma lista de todos os pontos fracos agora existentes. Ser realista, mas evitar a modéstia.

    Você poderá conduzir entrevistas uma a uma, ou organizar um grupo para brainstorming. Um pouco de cada é quase sempre a melhor solução.

    Você desejará primeiro preparar as perguntas referentes à empresa ou a um produto específico que estiver analisando. Você encontrará a seguir algumas das perguntas e problemas que o colocarão em marcha.

    Se atuar como facilitador do SWOT - procure aprofundar seu entendimento intuitivo por meio de perguntas e sondagens inteligentes

    10.2 Etapa 2 – O que poderia ser…

    Preparar uma lista de todas as oportunidades existentes no futuro. Oportunidades serão pontos fortes potenciais no futuro. Em seguida, prepare uma lista de todas as ameaças existentes no futuro. Ameaças serão pontos fracos potenciais no futuro.

    10.3 Etapa 3 – Plano de ação …

    Revisar sua matriz SWOT com vistas a criar um plano de ação para abordar cada uma das quatro áreas.

    Em resumo:

    Os pontos fortes precisam ser mantidos, servir de base para que se construa sobre eles ou devem ser alavancados.

    Os pontos fracos deverão ser corrigidos, mudados ou interrompidos.

    As oportunidades deverão ser priorizadas, capturadas, servir de base para que se construa sobre elas e então otimizadas.

    As ameaças deverão ser neutralizadas ou minimizadas e gerenciadas.

    Uma análise SWOT poderá ser muito subjetiva, e duas pessoas raramente chegarão a uma mesma versão final SWOT. Ela é, no entanto, uma excelente ferramenta para um primeiro exame dos fatores negativos, a fim de transformá-los em fatores positivos. Use o SWOT como um guia e não como uma receita.

    11. Regras simples para uma análise bem sucedida
    Seja realista sobre os pontos fortes e fracos de sua organização
    A análise deverá distinguir entre onde sua organização se encontra hoje, e onde ela poderá estar no futuro.

    Seja específico. Evite as áreas cinzentas
    Analise sempre em relação a seus concorrentes, isto é, melhor ou pior do que os competidores
    Mantenha seu SWOT curto e simples - mas apenas tão curto e simples quanto o exigir a aplicação ou situação – é uma questão de „"adequação à finalidade a que se destina".
    Evite complexidade desnecessária e análise excessiva
    Não faz sentido listar uma oportunidade (O) se a mesma oportunidade estiver disponível para os competidores.

    Não adianta dizer que você tem pontos fortes (S), se forem os mesmos de seus competidores.

    12. O que faz com que a análise SWOT funcione?

    Devido à natureza colaborativa desta ferramenta, seu grupo de trabalho deverá ter certas qualidades para que seja bem sucedido:
    Confiança – As perguntas levantadas pelo SWOT, principalmente nas categorias de Pontos Fracos e Ameaças, poderão ser desconfortáveis. Seu grupo deverá ter alcançado um estágio em suas relações de trabalho onde os pontos fracos e ameaças potenciais possam ser enfrentados aberta e objetivamente.

    Capacidade e vontade de implantar mudanças.
    Diversidade – A equipe que conduzirá a análise SWOT deverá ser representativa de toda sua equipe de planejamento.
    Tempo – Reservar o tempo necessário para realizar uma profunda avaliação SWOT ajudará seu grupo a avançar no desenvolvimento de um plano viável.

    13. Etapas/ Processo

    Assegurar-se de que sua coalizão disponha dos componentes necessários para conduzir com sucesso uma análise SWOT (acima).

    Montar o grupo que conduzirá o SWOT.

    Estabelecer os horários das reuniões (se o SWOT não for concluído em uma única sessão.

    Distribuir/ concluir a ferramenta individualmente.

    Na reunião do grupo, combinar respostas individuais. Colaborar em cada categoria. Concluir a análise.

    Discutir como usar as informações colhidas pelo SWOT para informar sobre as próximas etapas.


    14. Usar os SWOTs com um Objetivo ou Meta

    Se uma análise SWOT não for iniciada com a definição de uma desejada situação ou objetivo final, ela correrá o risco de se transformar em um mero exercício (ou seja, será inútil).
    Uma análise SWOT poderá (e deverá) ser incorporada a um modelo de planejamento estratégico.
    Caso seja identificado um objetivo claro, a análise SWOT poderá ser usada para ajudar a alcançar aquele objetivo.

    Nesse caso, os SWOTs são:

    Pontos Fortes: atributos úteis da organização para alcançar o objetivo.
    Pontos Fracos: atributos prejudiciais da organização para alcançar o objetivo.
    Oportunidades: condições externas que serão úteis para que se alcance o objetivo.
    Ameaças: condições externas que prejudicarão o alcance do objetivo.
    Os tomadores de decisão poderão então determinar se o objetivo é atingível, dada a análise e o resumo resultante. Se o objetivo não for viável, deverá ser escolhido um objetivo diferente e o processo repetido.

    15. Geração de Estratégias

    Se os objetivos desejados forem viáveis, os SWOTs serão usados como insumos para a geração criativa de possíveis estratégias, formulando e respondendo muitas vezes a cada uma das quatro perguntas seguintes:
    • Como usar cada Ponto Forte?
    • Como eliminar cada Ponto Fraco?
    • Como explorar cada Oportunidade?
    • Como nos defendermos de cada Ameaça?
    Idealmente, uma equipe ou força-tarefa multidisciplinar que represente uma ampla gama de perspectivas deverá realizar a análise SWOT. Por exemplo, uma equipe de SWOT poderá incluir um contador, um vendedor, um gerente executivo, pessoal operacional e um engenheiro.

    15.1 Quais pontos fortes e fracos serão examinados

    A análise dos pontos fortes e fracos é um exame interno focado em desempenhos passados, na estratégia atual, em recursos e capacitações..Baseia-se em uma análise de fatos e hipóteses sobre a empresa, inclusive:
    • Pessoal (Recursos Humanos)
    • Pessoal e qualificações (principalmente marketing, experiência em exportação)
    • Desenvolvimento de Pessoal
    • Propriedades (edifícios, equipamentos e outras instalações)
    • Processos (como qualidade, finanças, sistema de informações gerenciais, etc.)
    • Recursos financeiros (coeficiente de endividamento e patrimônio pessoal)
    • Governança
    • Gestão/ liderança
    • Comunicação
    • Produtos (publicações, etc.)
    • Vendas
    • Produtos
    • Mercados
    • Capacitações/ escalabilidade
    • Fornecedores da estrutura do capital
    • Clientes (pesquisa de mercado)
    • Propriedade intelectual
    Em outras palavras:
    • Pontos Fortes
    O que fazemos bem? Existe algo que façamos melhor do que a maioria das pessoas? Melhor do que qualquer outra pessoa?
    • Pontos Fracos
    O que deveria ser melhorado? O que não fazemos bem? O que deveríamos evitar com base nos erros do passado?


    15.2 Quais oportunidades e ameaças serão examinadas

    A análise de oportunidades e ameaças é realizada por meio do exame dos fatores externos, tanto em seu mercado doméstico como no de exportação. Isso é normalmente desmembrado em fatores ambientais e competidores, inclusive:

    Fatores Ambientais
    Fatores dos Competidores
    Demográficos
    Econômicos
    Políticos/ jurídicos
    Sociológicos
    Ambientais
    Tecnologia
    Cultural
    Capacitação
    Recursos
    Propriedade
    Novos participantes
    Segmentos de mercado
    Produtos
    Preços
    Promoção
    Distribuição
    Produtos substitutos
    Clientes fornecedores
    Ciclo de vida dos produtos

    15.3. Oportunidades

    Onde você encontrará, ou criará uma vantagem competitiva? Quais as principais tendências em seus negócios?
    - Consolidação / Diversificação?
    - Especialização / Generalização?
    - Mudanças em tecnologia. Como, por exemplo, um software de computador que lhe permita executar serviços que outros não consigam.
    - Mudanças nos tipos de negócios em seu mercado potencial, tais como a demanda por planos de saúde ou especialização em telecomunicações.
    - Mudanças em padrões sociais, perfis populacionais, estilo de vida.
    - Mudanças em tendências criativas.
    - Mudanças na demanda por certos tipos de serviços, talvez relativos à internet interativa.

    15.4. Ameaças

    Que obstáculos são enfrentados?
    O que seus competidores estão fazendo que possa resultar em perda de clientes, fregueses, participação no mercado? As especificações exigidas de seu trabalho, produtos ou serviços estão passando por mudanças?
    As mudanças na tecnologia ameaçam sua posição? Você tem problemas de fluxo de caixa?


    16. Exemplos de Análise

    Você conhece a situação e é solicitado a realizar uma análise simples de SWOT em um departamento. Você dispõe de pouco tempo e está ciente de certos fatores que podem ou não causar impactos. Vejamos, então, o primeiro SWOT inicial:

    16.1 Análise SWOT em uma função de Recursos Humanos:
    Pontos Fortes
    Pontos Fracos
    Oportunidades
    Ameaças

    Técnicas desenvolvidas para tratar as principais áreas de RH, avaliação de funções, testes psicométricos e treinamento básico.

    Ser mais reativo do que proativo; necessidades têm de ser solicitadas em lugar de desenvolver ideias não solicitadas.

    Nova equipe de gerência querendo melhorar toda a eficácia organizacional por meio de programas de desenvolvimento organizacional e de gerenciamento cultural.

    Contribuição de RH não reconhecida pela alta gerência que a contorna empregando consultores externos.

    Ou por um outro ponto de vista:

    Pontos Fortes
    Pontos Fracos
    Oportunidades
    Ameaças

    Capaz de reagir eficazmente a condições mutantes.

    Confiar em indivíduos específicos com habilidades importantes e em ferramentas externas que podem sofrer mudanças sem o nosso controle.

    Usar consultores externos como canal para influenciar a alta gerência.

    Nova equipe de gerência querendo deixar sua própria marca e tendo um histórico de terceirização.

    Assim, como se pode ver, não há resposta certa ou errada para nenhuma seção, ficando a seu cargo a análise da situação.

    A análise SWOT será mais eficaz se realizada como uma atividade de equipe com pessoas com diferentes antecedentes e experiência. A melhor aplicação será quando uma equipe de tarefas ou equipe de mudanças for montada para se encarregar da coleta de dados e análise. Um conceito de equipe ajudará a assegurar uma abordagem equilibrada e que um aspecto isolado não será inadequadamente enfatizado.


    17.2. Continuação dos exemplos

    A abordagem da análise SWOT poderá ser usada para:
    • Planejamento dos negócios
    • Desenvolvimento de carreiras
    • Análise dos competidores
    • Análise situacional
    • Planejamento estratégico
    • Desenvolvimento pessoal
    • Gerenciamento do pessoal
    • Inovação
    • Solução de problemas
    17.3 Possíveis Pontos Fortes

    Análise S W O T – Possíveis Pontos Fortes

    Pontos Fortes Tangíveis
    Pontos Fortes Intangíveis
    Processos e Sistemas
    Ativos, inclusive planta e equipamentos.
    Localização de seus negócios.
    Possui contratos de longo prazo?
    Seus produtos são exclusivos ou líderes do mercado?
    Possui recursos financeiros suficientes para financiar eventuais mudanças que queira fazer?
    Conta com vantagens de custo sobre seus competidores?
    Usa tecnologia de qualidade superior em seus negócios?
    Seus negócios envolvem grandes volumes?
    Poderá expandir, se necessário?
    Dispõe de marca sabidamente forte ou tem marcas fortes em seu estoque.
    Sua reputação – você é tido como líder de mercado, ou um especialista em seu campo?
    Mantém um bom relacionamento com seus clientes? (fundo de comércio)
    Mantém um forte relacionamento com seus fornecedores?
    Mantém um relacionamento positivo com seus funcionários?
    Mantém alguma aliança exclusiva com outras empresas?
    É titular de patentes ou de tecnologia própria?
    Conta com um processo de propaganda comprovado e que funciona bem?
    Conta com mais experiência em seu campo de atuação?
    Seus gerentes são altamente experientes?
    Tem um grande conhecimento da indústria?
    Pertence a alguma entidade de classe?
    Seus negócios são inovadores?

    Lembrete – Pontos Fortes – internos a seus negócios; características ou qualidade de seus negócios / organização que o tornam melhor do que seus competidores. Acrescentar pontos fortes adicionais que sejam exclusivos de seus negócios.

    17.4. Possíveis Pontos Fracos

    Análise S W O T – Possíveis Pontos Fracos
    Pontos Fracos Tangíveis
    Pontos Fracos Intangíveis
    Processos e Sistemas
    Sua planta e equipamentos são antigos ou estão desatualizados?
    Sua linha de produtos é muito pequena?
    Possui recursos financeiros insuficientes para financiar eventuais mudanças que queira fazer?
    Seus custos unitários são em geral mais altos do que os de seus competidores?
    Usa tecnologia de qualidade inferior em seus negócios?
    Opera com pequenos volumes e se sente limitado em sua capacidade de expandir?
    Trabalha com marca fraca ou desconhecida?
    Sua imagem é fraca ou não reconhecida?
    Mantém um relacionamento fraco ou impessoal com seus clientes?
    Mantém um relacionamento fraco com seus fornecedores?
    Mantém um relacionamento fraco com seus funcionários?
    Suas estratégias de marketing não atendem os objetivos?
    Seus gerentes são pouco experientes?
    Atua pouco em P&D?
    Falta-lhe conhecimento da indústria?
    Faltam-lhe habilidades inovadoras?

    Lembrete – Pontos Fracos – internos a seus negócios / organização; características ou qualidades da forma com que trabalha o tornam menos competitivo do que seus concorrentes. Acrescentar pontos fracos adicionais que sejam exclusivos de seus negócios / organização.

    16.5 Possíveis Oportunidades

    Análise S W O T – Possíveis Oportunidades

    Oportunidades da Indústria/ Setor
    Oportunidades Externas
    Expandir sua linha de produtos.
    Diversificar seus negócios.
    Expandir no campo de seus clientes.
    Expandir no campo de seus fornecedores.
    Expandir sua base de clientes (geograficamente ou por meio de novos produtos).
    Seus concorrentes atuam de forma plácida?
    Existem oportunidades para exportação?
    Seu mercado poderá crescer?
    Mudanças na legislação.
    Mudanças nas restrições de importação / exportação.
    Boas perspectivas econômicas.
    Mudanças culturais favoráveis – tais como produtos mais verdes.
    Mudanças no uso da tecnologia, abrindo oportunidades para que sua empresa use tecnologias como as de comércio eletrônico ou de vendas pela Internet.

    Lembrete – As oportunidades são externas a seus negócios. Elas existem seja em seu setor industrial ou fora de seu setor. Acrescentar oportunidades adicionais que sejam exclusivas de seus negócios.

    16.6. Possíveis Ameaças

    Análise S W O T – Possíveis Ameaças
    Oportunidades da Indústria/ Setor
    Oportunidades Externas
    Importações a baixos custos causam impacto em seus negócios?
    Os consumidores podem escolher um produto substituto?
    As vendas de produtos substitutos estão crescendo?
    Seu mercado mostra um crescimento lento ou declinante?
    Poder crescente dos clientes ou fornecedores de impor preços.
    Mudança nas necessidades dos compradores.
    Mudanças nas taxas de câmbio que afetam as importações/ exportações.
    Mudanças nas condições demográficas.
    Regulamentação mais restritiva.

    Lembrete – As ameaças são externas a seus negócios. Elas existem, seja em seu setor industrial ou fora de seu setor. Acrescentar ameaças adicionais que sejam exclusivas de seus negócios.

    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/analise-swot-1544760.html

    Perfil do Autor
    http://br.linkedin.com/in/markushofrichter
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    dr.markus.hofrichter@gmail.com

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