• quarta-feira, 12 de junho de 2013

    Estratégia - definição e características

    A palavra "estratégia" é derivada da palavra grega "strategos" (de stratos "exército", e ago, "liderança" ou "comando", tendo significado, no princípio, "a arte do general").

    A estratégia é uma ação que os gestores tomam para alcançar um ou mais dos objetivos da organização. Também pode ser definida como um direcionamento para a empresa e os seus vários componentes a fim de alcançar um estado desejado no futuro. Estratégia resulta do processo de planejamento estratégico detalhado.

    Trata também da integração de atividades organizacionais, utilização e alocação dos recursos dentro do ambiente organizacional, de modo a atender aos objetivos presentes. Durante o planejamento de uma estratégia é essencial considerar que as decisões não são tomadas em um vácuo e que qualquer ato tomado por uma empresa é susceptível à reação das partes afetadas, concorrentes, clientes, funcionários ou fornecedores.


    Estratégia também pode ser definida como o conhecimento dos objetivos, a incerteza dos eventos
    e a necessidade de levar em consideração o comportamento real ou provável dos ambientes externo e interno. Estratégia é o modelo de decisões em uma organização, que mostra seus objetivos e metas, define as principais políticas e planos para alcançar essas metas, assim como o que é, de fato, o negócio da empresa, o tipo de organização econômica e humana que quer ser e a contribuição que pretende fazer para seus acionistas, clientes e sociedade em geral.

    Características da Estratégia

    A estratégia é importante porque não é possível prever o futuro. Sem uma previsão perfeita, as empresas devem estar prontas para lidar com os eventos incertos que constituem o ambiente de negócios.

    Estratégia de negócios com a evolução a longo prazo, em vez de operações de rotina, ou seja, trata-se de probabilidade de inovações ou novos produtos, novos métodos de produção, ou novos mercados a serem desenvolvidos no futuro.

    A estratégia é criada para ter em conta o comportamento provável de clientes e concorrentes, bem como dos funcionários.


     É um roteiro bem definido de uma organização. Ela indica a missão global, visão e direção de uma empresa. O objetivo de uma estratégia é maximizar os pontos fortes da organização e minimizar os pontos fortes dos concorrentes.

    Estratégia, em suma, faz a ponte entre o "onde estamos" e "onde queremos estar"....

    Referência: http://www.managementstudyguide.com/strategy-definition.htm

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário