• terça-feira, 30 de junho de 2020

    TCC e Ansiedade: Sobrevivendo ao Último Desafio Antes da Graduação

    Todo estudante universitário sabe que, no final de seu último ano de faculdade, é obrigado a fazer um trabalho extraordinariamente longo e difícil. Esse tópico pode ser de qualquer tópico, desde que relacionado ao curso ou grau. A redação do TCC é crucial para determinar a posição acadêmica do aluno, um projeto complexo que lhe dará a chance de finalmente se formar na faculdade. 

    Um estudante em seu último ano na faculdade realmente entende a importância da redação do TCC. Não é apenas o requisito final para a graduação, o TCC também permite ao aluno provar sua capacidade de entender e aplicar seu curso para resolver um determinado problema - o que serve como justificativa para o estudo.


    TCC: preparação para o mundo real


    A trabalho deve mostrar a análise crítica, as habilidades de apresentação, a capacidade de escrita e a disciplina do aluno, fazendo toda a pesquisa e os antecedentes necessários. Idealmente, o TCC também deve demonstrar como os estudantes se sairão no mundo real em termos de sua capacidade de preparar seus materiais de pesquisa, estabelecer contatos e entender todos os problemas ou questões que encontrarão.

    Fazer um trabalho de conclusão de curso pode ser uma experiência verdadeiramente estressante. A maioria dos estudantes universitários vê a criação de TCC como o principal evento de sua vida universitária. 

    O que muitas vezes intriga os estudantes universitários é a capacidade de seu orientador ver todos os detalhes minuciosos que precisam ser corrigidos - sempre. Evidentemente, a excitação inicial de fazer o TCC se desvanece. Essa excitação é substituída por estresse, fadiga e ansiedade - angústias físicas e emocionais que naturalmente vêm com uma tarefa acadêmica tão árdua.

    A ansiedade ocorre mesmo antes do início do ato de escrever a tese. Começa com a necessidade do aluno de identificar e buscar aprovação para um tópico de TCC proposto.

    A preocupação e o medo gerados pelo TCC


    Sentimentos de preocupação e medo são frequentemente ocorrem durante o processo de redação do TCC, uma vez que eles sempre precisam seguir regras e diretrizes estritas de formato e precisam obter a aprovação do professor em todas as etapas do processo de redação. 

    Sentimentos de inquietação, tensão, irritabilidade e dores de cabeça são sinais de ansiedade que o aluno é obrigado a experimentar. No entanto, sentir ansiedade é bastante normal, já que os alunos geralmente farão seu trabalho de graduação pela primeira vez - sem absolutamente nenhum benefício da experiência anterior.

    A última parte do processo de redação do TCC é, na verdade, o que causa mais ansiedade entre o redator. Enfrentar uma entrevista em banca não é exatamente algo que todo acadêmico espera. Defender cada palavra em cada página para uma banca de professores pode realmente fazer os alunos sentirem ansiedade no desempenho. 

    Como Superar a ansiedade que o TCC provoca


    Alguns estudantes tentam superar a ansiedade do TCC praticando sua defesa semanas antes da entrevista real da banca. A ansiedade não pode ser evitada nessas situações, e a melhor maneira de lidar com isso é que os alunos estejam prontos e confiantes com sua abordagem de TCC, descobertas e possíveis defesas ou respostas a possíveis perguntas sobre seu trabalho. Aqueles que superam a ansiedade do desempenho geralmente se saem bem na revisão da banca e recebem boas notas pelo seu trabalho.

    Para muitos estudantes universitários, as palavras TCC e ansiedade andam juntas. Mas aqueles que superam suas preocupações com a tese são recompensados com o diploma universitário muito procurado e a oportunidade de tentar resolver problemas reais no mundo real além do campus da faculdade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário