• terça-feira, 6 de abril de 2021

    7 Motivos Para Fazer MBA

    A escolha de fazer um MBA é o tipo de decisão que a maioria das pessoas tomará após um planejamento meticuloso. Um MBA em tempo integral em uma das melhores escolas de negócios do mundo pode custar entre US $30.000 e US$ 200.000, dependendo da duração do programa e da localização que você escolher, tornando-se uma qualificação que muitos candidatos não se aventurariam a superar.


    Ao proceder a uma lista de verificação de razões 'a favor' e 'contra' a inscrição no grau, um ponto encorajador que vale a pena registrar é o contínuo dinamismo do mercado de trabalho de MBA. Entre 2015 e 2016, as oportunidades para graduados em todo o mundo cresceram 13%, não muito longe da média de longo prazo de 15% observada nos relatórios anuais da QS desde 1990.


    É sempre útil entender por que as pessoas optam por fazer um MBA em vez de outras formas de educação empresarial ou qualificação profissional. Para ajudar com o lado "pró" da sua lista de verificação, aqui estão sete dos motivos mais comuns pelos quais os candidatos escolhem um MBA, com base nas respostas dadas à Pesquisa de Candidatos QS.

    Foto de Lukas no Pexels

    1. Aceleração de carreira e mudança de carreira

    Não é surpresa que a maioria dos candidatos que desejam fazer um MBA se inscrevam porque desejam melhorar suas perspectivas de carreira. Mais de 63% dos entrevistados na pesquisa de candidatos da QS selecionaram isso como uma motivação principal, com 58% deles citando cargos de gerência ou liderança como sua meta de carreira pós-MBA imediata.


    A mudança de carreira pós-MBA também parece ser uma tendência crescente, seja deliberada ou não. Na extremidade premeditada da escala, 40% dos candidatos optam por fazer um MBA porque pretendem mudar o setor em que trabalham, sua função profissional, sua localização ou uma combinação dos três. 


    Um médico pode fazer um MBA para praticar menos e, em vez disso, administrar em nível de gerência sênior. Alguém que trabalha com finanças corporativas pode utilizar um MBA para mudar para banco de investimento.


    Nos casos em que a economia ou os negócios são prejudicados, a qualificação MBA pode dar aos alunos maior flexibilidade, abrindo-os para mais oportunidades. Isso poderia explicar por que até dois em cada cinco MBAs mudam inesperadamente as carreiras de pós-graduação, de acordo com um relatório de 2017 da GMAC.

    2. A aquisição de novas habilidades


    O MBA passou por uma espécie de transformação nas últimas décadas, à medida que as principais escolas de negócios remodelavam seus currículos de gestão de negócios para ajustar o conteúdo do curso às crescentes demandas dos empregadores de MBA e da economia global. 


    No passado, uma qualificação de MBA tendia a ter um foco mais pesado em hard skills e análises quantitativas, em áreas como operações e finanças, produzindo graduados, "vistos como contadores de grãos miopicamente focados em dados", diz Ed Batista, coach executivo e palestrante na Stanford Graduate School of Business.


    Quatro habilidades que os empregadores de MBA de hoje dão especial importância são; habilidades de relacionamento interpessoal, liderança, pensamento estratégico e comunicação. Para 59% dos candidatos que indicaram que estão procurando adquirir novas habilidades, é reconfortante saber que são as principais escolas de negócios em particular que se concentram em ensinar o que é relevante e o que está em demanda. 


    Os graduados de MBA que entram na força de trabalho de hoje provavelmente estão mais bem equipados como líderes, comunicadores e estrategistas de negócios, porque têm um conjunto de habilidades soft desenvolvido.

    3. Aumentar o potencial salarial e o retorno sobre o investimento (MBA ROI)


    Os alunos naturalmente desejam um retorno sobre o investimento (ROI do MBA), mas menos de um terço (30%) dos candidatos entrevistados da QS citaram um aumento no salário como a principal razão para fazer um MBA. “O salário ainda é um motivador, porque os candidatos querem um retorno do investimento, mas os valores pessoais são muito importantes. As pessoas querem trabalhar em empresas que admiram e com as quais compartilham valores ”, afirma Isabella Pinucci, coordenadora de serviços de carreira da SDA Bocconi School of Management.


    Calcular o lado financeiro do ROI do seu MBA não é uma ciência precisa e depende de vários fatores, como o salário perdido quando você deixa seu emprego atual para estudar, o custo do programa de MBA que você finalmente escolhe, medido em relação ao salário que você alcançará como um graduado.


    A grande maioria dos candidatos ganha um salário mais alto após o MBA, de acordo com a pesquisa de 2015 da QS sobre ROI do MBA. Na América do Norte, por exemplo, os alunos recuperam o custo de seu estudo em tempo integral em um período de 44 meses, em média. Na Europa, onde os programas costumam ser um ano mais curto do que seus equivalentes norte-americanos, esse número cai para 30 meses. 


    Com base na extensa análise da QS, o aumento salarial médio antes e depois do MBA para estudantes em tempo integral na Europa é de saudáveis ​​84%, enquanto na América do Norte, esse número ficou em 75%. Novamente, é importante levar em consideração os diferentes comprimentos de programas e perfis de classe entre as opções nessas duas regiões ao considerar os cálculos de ROI do MBA.

    4. Começar seu próprio negócio


    Cerca de 31% dos candidatos optam pelo MBA porque estão a pensar montar o seu próprio negócio e pretendem desenvolver competências empresariais para poderem lançar o seu projecto com alguma confiança. As especializações em empreendedorismo são oferecidas por muitas escolas de negócios importantes, e mais instituições parecem atender à demanda dos alunos, construindo centros de inovação e laboratórios de startups onde os especialistas podem apoiar e orientar, e os colegas podem fazer um brainstorming. 


    Uma das histórias de sucesso de MBA mais conhecidas da atualidade é a de William Shu. Ele se formou na Wharton em 2012 e montou seu negócio de entrega de alimentos (Deliveroo) em 2013, uma empresa que hoje é avaliada em mais de US $ 1 bilhão. (Leia mais sobre William Shu e outros notáveis ​​ex-alunos de MBA aqui).

    motivos para fazer mba
    Foto de Keira Burton no Pexels

    5. Melhores escolas de negócios e uma rede profissional crescente


    Metade dos candidatos inclui a construção de uma rede profissional entre os principais motivos para se candidatar a um MBA, um motivo indiscutivelmente muito perspicaz. Estima-se que até 85% dos empregos atuais sejam preenchidos por meio de redes. A maioria, senão todas as escolas de negócios, promove criteriosamente os tamanhos de sua rede de ex-alunos e a anunciam como um importante ponto de venda em seus sites. É claro que quanto mais elitista for a escola de negócios, mais prestigiosa será a rede.

    6. A chance de fazer a diferença dentro de uma organização


    Existem empresas e organizações que estão dispostas a patrocinar parte ou totalmente o estudo de MBA de seus funcionários. Os formatos de programas de MBA em tempo parcial, online e executivo permitem que os alunos trabalhem e estudem em paralelo. Muito do que é aprendido em sala de aula pode então ser imediatamente aplicado no local de trabalho, permitindo que os candidatos tenham um impacto nas operações de negócios já na primeira semana (com a provável aprovação da alta administração).


    É claro que nem todos os alunos que desejam fazer a diferença em sua organização são patrocinados por seus empregadores - muitos serão autofinanciados. Uma qualificação MBA pode ser um meio de obter promoção ou de desenvolver e aprimorar conhecimentos a ponto de acelerar o avanço de uma empresa.

    7. O valor educacional da qualificação e autodesenvolvimento do MBA


    O autodesenvolvimento e o valor educacional de um diploma de MBA são importantes para a grande maioria de nós. Na pesquisa de candidatos da QS, esses são os principais motivadores para 28% dos candidatos. Um MBA não é apenas uma qualificação no papel, é toda a experiência do aluno; as habilidades e novas informações aprendidas, as pessoas e professores encontrados ao longo do caminho, relacionamentos e conhecimentos que podem oferecer uma alavanca de carreira a curto prazo, e que também podem contribuir para o sucesso de um graduado de MBA ao longo da vida.


    Este artigo foi publicado originalmente em abril de 2017. Foi atualizado pela última vez em março de 2021


    Artigo original: https://www.topmba.com/why-mba/why-get-mba-degree

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário